domingo, 13 de setembro de 2009

ENCONTRAR A FELICIDADE



ENCONTRAR A FELICIDADE
A eterna busca da felicidade... Será isso uma utopia? Existirá algo que possa ser
chamado de "Felicidade"?
Posso me atrever a dizer que Felicidade, é um estado de espírito... Creio que ninguém pode dizer que É feliz... mas sim que se sente feliz... que está feliz em determinada época da vida. Em determinadas situações. E não é difícil atingir-se esse estágio.
Por exemplo, quando compreender que o sucesso na vida não é para ser disputado palmo a palmo, como se fosse um troféu, mas que deve ser compartilhado. Quando deixar de lado o desejo de ser "o centro das atenções", deixando de acreditar-se como uma sumidade, e aceitando que todos tem direito ao êxito, ao sucesso, talvez entenda que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso.
Quando aprender a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, poderá crescer espiritualmente e melhorar tanto como pessoa, que não lhe sobrará tempo para criticar ou perseguir outras pessoas.
Quando entender que o sol nasce para todos e para todos oferece a mesma intensidade de calor, percebendo assim que todas as pessoas tem direito a uma parcela de sua luz, de seu calor, que não é exclusividade de poucos. Quando aprender que caminhar ao lado de um amigo, é melhor do que tentar provar que é melhor do que esse amigo, aí então poderá entender que o convívio amigável é uma das fontes de felicidade.
Não é fácil para muitas pessoas atingir esse nível de compreensão. Talvez por isso nunca se sintam felizes, sempre achando que os outros estão querendo lhe prejudicar... esquecendo-se que a realidade é outra. Enfim, são opções de vida. São pessoas que dificilmente sentirão o gosto de uma amizade sincera e desinteressada, não conseguindo, portanto, atingir a felicidade.
Outro fator importante, é ter sorriso fácil e sincero, é procurar descobrir o lado bom das pessoas, deixando o chamado lado mau para posterior análise, pois nem sempre se manifesta. Erros do passado, lá devem ficar, não vale relembrá-los.
Nos momentos de irritação, procurar manter a calma para evitar atitudes irrefletidas.
Procurar ter em mente que tanto a inveja quanto a ingratidão são sentimentos mesquinhos, que só atrapalham a própria vida, devendo ser controlados, quando não conseguir evitá-los. São sentimentos nocivos nos dois sentidos, pois prejudicam aos outros, e envenenam a alma.
É uma questão de aprendizado. Claro que não se consegue essa modificação de uma hora para outra. Mas não tenham duvidas de que vale a pena tentar...
É quando consegue tornar-se em uma companhia agradável, cuja presença é sempre desejada, ao invés de se tornar uma pessoa tida como nociva ou perigosa, de quem sempre se espera uma atitude negativa ou perniciosa.
Não tenham dúvidas de que a pessoa que consegue SER feliz, que consegue viver em paz, sem desejar mal para os outros, atinge um estágio que lhe permite espalhar felicidade para quem está perto e cuja amizade é sempre requisitada.
Uma pessoa que sempre demonstra espírito vingativo, e que procura perseguir aqueles a quem julga desafetos, pode ter certeza de que os poucos amigos que ficarem a seu lado, manter-se-ão, ou por interesse, ou por temor de vir a sofrer essas perseguições, e não por uma sincera amizade.
Não agindo dessa maneira, não faz apenas a felicidade dos outros, mas torna-se realmente feliz. Só se pode considerar feliz quem consegue fazer outras pessoas felizes.
Sua vida se torna uma caminhada tranqüila, gratificante, enfim, FELIZ.
Para encerrar, uma frase do meu amigo "
"A maioria das pessoas procura a FELICIDADE como um fim, não como um CAMINHO. Talvez por isso ela se torne tão INACESSÍVEL e tão RARA
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário