segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CASULOS DA ALMA

CASULOS DA ALMA
Vida que passa célere... Dias que escorrem pelos dedos...Hoje, no crepúsculo da caminhada, faço uma retrospectiva de tudo que vivi, sonhei, das alegrias e decepções.Não vou aqui lamentar o que passou, chorar perdidas ilusões, como diz a canção...Nesta vida, tudo acontece por uma razão. Deus, em Sua infinita sabedoria, sabe o porquê de tudo que passamos...Não devemos perder a fé!Quantas vezes pedimos graças e quando alcançamos, esquecemos de agradecer...Quando chegam os dias de tristeza, não aceitamos a vontade do Pai.Apenas Ele conhece toda a nossa vida e sabe o que é melhor para nós.Não cai uma só folha de árvore, que não seja por Sua vontade.Quando aprendermos a confiar e deixar nas mãos Dele os problemas que nos parecem insolúveis, encontraremos a paz! Confesso que sem sempre pensava assim...Na juventude, queremos tudo para ontem e quando os desejos não se realizam, vêm a revolta e o inconformismo.Apenas na maturidade começamos a entender que o sofrimento é aprendizado para nosso crescimento interior.A vida, ou melhor, Deus nos ensina!Se formos alunos aplicados, viveremos dias de paz e alegria...Hoje tenho trancado, num cantinho do coração, momentos inesquecíveis que adoçam minha vida, tal qual um pote de mel que abro quando a saudade bate forte...Nos casulos da alma, aprendi a guardar apenas as doçuras da vida...Ah, mas ela foi pródiga comigo! Olho para os lados e vejo tanto sofrimento...Exorcizei as amarguras uma a uma...Agora, liberta, agradeço a Deus pela vida que me concedeu!

MAURA TEREZA

O MAIOR

O MAIOR
Ainda e sempre, a vaidade humana prossegue na caça incessante aos títulos máximos na Terra.Cartazes da imprensa e programas teleradiofônicos na atualidade cogitam de campeões variados que brilham, passageiros, na ribalta do mundo.O maior pensador...O maior cientista...O maior industrial...O artista maior...*E o campo de realizações terrestres, copiando-lhes o impulso, apresenta com garbo os seus expoentes mais altos...O maior arranha-céu...O maior transatlântico...O maior espetáculo...A fortuna maior...Todavia, semelhantes pruridos de evidência terrestre não são novos.*Há quase vinte séculos, surgiam eles igualmente no colégio dos seguidores humildes do Senhor.Nem mesmo os aprendizes do Evangelho, despretensiosos e simples conseguiram fugir à tentação do destaque pessoal.Eles próprios, na antevisão do paraíso, indagaram do Mestre, com desassombro inconsciente:- Quem seria o maior no Reino dos Céus?E a resposta do Cristo, ainda hoje, é um desafio à nossa fé.O maior no Reino do Amor será sempre aquele que se fizer o servo infatigável de todos, aquele que, em se esquecendo, oferece aos outros a própria alegria que não possui, e que, em se ajustando à máquina do bem, possa apagar-se, contente e anônimo, atendendo, no lugar que lhe é próprio, a tarefa que o Senhor lhe determina...*Se procuras a comunhão com Jesus, onde estiverdes, olvida a ti mesmo pela glória de ser útil.Ajuda, aprende, ampara, compreende, crê e espera cada dia...E, servindo sempre, encontrarás com o Mestre Divino a felicidade perfeita, penetrando com Ele o segredo sublime da cruz, pelo qual, em se rendendo à suprema renúncia, fez-se a luz das nações e a esperança da Humanidade inteira.

MAURA TEREZA

Silêncio

Silêncio
Perguntei a Deus se ele tinha um tempo para uma entrevista.Ele respondeu-me que o seu era eterno.Perguntei a Ele o que mais lhe deixava triste nos homens?Fico triste pelos homens perderem a saúde para ter dinheiro e perderem dinheiro para tratarem da saúde.Por homens ansiosos sobre o futuro esquecendo-se de viver o presente.Entristeço-me de acharem que por muito tempo viverão e morrerem sem ter tempo de ter vivido.Deus pegou minhas mãos e ficamosem silêncio por alguns instantes.Então perguntei a ele...Amigo, poderia o senhor me ensinar algumas lições para que eu possa repassá-la?Em resposta disse-me:Primeiro:Ame se não quiser amar,agradeça por ser amado.Segundo:Jamais se compare a ninguém.Terceiro:Pratique o bem e o perdão e aprenda tambéma pedir, não queira apenas perdoar.Quarto:Tome cuidado para não abrir feridasprofundas aqueles que te amam Quinto:Entender que uma pessoa rica não é aquele que tem muito, mas é aquele que menos tem.Sexto:Ser compreensivo com o sentimento alheio,tem pessoas que ama, mas não aprenderam ainda como expressar esse sentimento.Sétimo:Todos podem ver as mesmas coisas e terem opiniões diferentes sem precisarem ser ríspidos um com o outro.Oitavo:Liberte-se do ego e do orgulho.Nono:Tenha compaixão, pois assim e ncontrará a luz.Décimo:Silencie, o silêncio é necessário para refletir,apesar de que para muitos é complicado e ás vezes indiferente.Tudo na vida resume-se em amor e silêncio...Sem amor não se vive feliz.Com o silêncio ganha à paz no espírito.

MAURA TEREZA

Protegido da Tempestade


Protegido da Tempestade
"Desde os confins da Terra clamo por ti, no abatimento do meu coração.Leva-me para a rocha que é alta demais para mim".Salmo 61.2Tempestades de verão surgem repentinamente.Aprendi isso num dia quase perfeito, quando eu tinha cerca de dez anos.A água estava calma quando meu pai manobrava nosso barco pelo rio e eu e meus irmãos pescávamos.Então, sem qualquer aviso, o vento mudou e, antes que pudéssemos recolher nossas coisas, o céu escureceu.Relâmpagos começaram a aparecer rapidamente, como se estivessem à procura de criancinhas num barco de metal."Deitem-se todos!", gritou meu pai em meio ao ruído do vento.Aninhamos nossos corpos no fundo do barco e fechamos os olhos enquanto papai conduzia o barco rio abaixo.Não tínhamos avançado muito quando ele nos chamou outra vez, apontando para um rochedo íngreme.Avançou para a margem e nos ajudou a escalar até uma pequena gruta na parede dessa rocha, onde ficamos em segurança até a tempestade passar.Quando a vida muda de repente ou o perigo ronda meu caminho, penso nesse dia e nas palavras do Salmo 46.1"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações."Ainda enfrento coisas que me assustam, mas não estou sozinha.Deus é "a rocha mais alta que eu", um lugar seguro para ir quando as tempestades da vida estão em fúria.Podemos confiar em Deus, não importa o que aconteça.ReflexãoQuando as tempestades rugirem, busque o refúgio oferecido por Deus.

MAURA TEREZA

ENTRE O CÉU E A TERRA


Entre o céu e a terra, ha mais amor do que pode sentir nossa alma, e absorver nosso coração. Existe mais ternura do que pode nos dizer a mais bela canção;Entre o céu e a terra, ha mais verdade do que pode ver nossa imaginação. Mais mistério oculto no amor, do que pode mostrar-nos o contentamento do perdão;Entre o céu e a terra, existe uma beleza sem fim,mais perfume espargido,que um florido jardim.Existe uma aurora tão querida, uma paz universal,onde podemos ver a fonte da vida, e um amor sincero, sempre igual;Entre o céu e a terra, não existe saudade,nem o abstrato da maldade.Entre o céu e a terra, existe uma eternidade expandida, tão florida quanto o mais belo jardim.Existe uma paz tão querida,mais alva que o branco marfim;Entre o céu e a terra, não ha nostalgia, só existe alegria feito canção, ouve-se a mais linda melodia,na mais bela oração.Ha mais beleza entre o céu e a terra,do que pode absorver nossa vã imaginação.



MAURA TEREZA

Lição de Perseverança

Lição de Perseverança
Já observou a atitudedos pássaros ante às adversidades? Ficam dias e dias fazendo seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes...... E quando já ele está pronto e estão preparados para por os ovos, as inclemências do tempo ou a ação do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se consegui...O que faz o pássaro?Pára, abandona a tarefa?De maneira nenhuma. Começa, uma outra vez, até que no ninho apareçam os primeiros ovos.Muitas vezes, antes que nasçam os filhotes, um animal, uma criança, uma tormenta, volta a destruir o ninho, mas agora com seu precioso conteúdo...Dói recomeçar do zero... Mas ainda assim o pássaro jamais emudece, nem retrocede, segue cantando e construindo, construindo e cantando...Já sentiu que sua vida, seu trabalho, sua família, seus amigos não são o que você sonhou?Tem vontade de dizer basta, não vale a pena o esforço, isto é demasiado para mim?Você está cansado de recomeçar, do desgaste da luta diária, da confiança traída, das metas não alcançadas quando estava a ponto de conseguir?Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez, não se entregue nunca, faça uma oração, ponha sua esperança na frente e avance. Não se preocupe se na batalha seja ferido, é esperado que algo assim aconteça. Junte os pedaços de sua esperança, arme-a de novo e volte a ir em frente.Não importa o que você passe... Não desanime, siga adiante.A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo. E sobretudo... Nunca deixe de cantar.

MAURA TEREZA

Basta um Minuto

Basta um Minuto
Um minuto serve para você sorrir: Sorrir para o outro, para você e para a vida. Um minuto serve para você ver o caminho, olhar a flor, sentir o cheiro da flor, sentir a grama molhada, notar a transparência da água. Basta um minuto para você avaliar a imensidão do infinito, mesmo sem poder entendê-lo. Em um minuto apenas você ouve o som dos pássaros que não voltam mais. Um minuto serve para você ouvir o silêncio, ou começar uma canção. É num minuto que você dará o sim que modificará sua vida... e basta. Basta um minuto para você apertar a mão de alguém e conquistar um novo amigo. Em um minuto você pode sentir a responsabilidade pesar em seus ombros: a tristeza da derrota, a amargura da incerteza, o gelo da solidão, a ansiedade da espera, a marca da decepção e a alegria da vitória... Quanta vitória se decide num simples momento, num simples minuto! Num minuto você pode amar, buscar, compartilhar, perdoar, esperar, crer, vencer e ser... Num simples minuto você pode salvar a sua vida... Num pequeno minuto você pode incentivar alguém ou desanimá-lo! Basta um minuto para você recomeçar a reconstrução de um lar ou de uma vida. Basta um minuto de atenção para você fazer feliz um filho, um aluno, um professor, um semelhante... Basta um minuto para você entender que a eternidade é feita de minutos."
, Maura Tereza